/* ]]> */
Adriana Pestana

Sr. Futuro

Olá Sr. Futuro, bem vindo ao presente! Nunca pensei que um dia fosse dizer essa frase…. aliás nunca não, desde sempre adorava um desenho animado chamado “A Casa dos Jetsons “onde tudo era automatizado e onde se percebia claramente que devido a isso as pessoas tinham tempo para serem felizes! E cresci acreditando que isso poderia realmente acontecer, e que de alguma forma eu poderia ajudar as pessoas nesse aspecto com meu trabalho, que seria uma ferramenta para que isso viesse a se transformar em realidade.

Depois de me formar em Arquitetura ingressei no que acreditava ser um caminho : um mestrado em Edifícios Inteligentes na Espanha, nossa! Nem eu mesma sabia que eram tão incríveis, que era possível e como deveriam funcionar… mas me atraiu de tal forma que foi impossível não fazer.Fui para Espanha e lá ingressei em um mundo totalmente novo: como projetar Edifícios Inteligentes e de onde sai toda essa inteligência. Para quem gosta de tecnologia não era muito mistério mas para mim que só apreciava era o futuro, essa foi o meu primeiro contato com o Sr.

Bem, me apaixonei logo na primeira aula e o decorrer do curso foram as maiores descobertas da minha vida: uma nova forma de projetar Edifícios com andares completamente livres e centrais de controle para tudo: elevadores, ar condicionado, iluminação, segurança, transporte de dados e tudo que se tem direito para se ter segurança, conforto e economia de energia. Sim, este foi o motivo porque estes Edifícios surgiram devido a uma crise energética nos anos 70 onde se percebeu a necessidade de criar novas formas para produzir essa economia. Eles surgiram primeiramente nos EUA e depois no resto do mundo e eu não poderia deixar de conhecer e viver há 20 anos atrás o que seria o futuro da Arquitetura e da das nossas vidas. Ah! Além disso descobri que não bastavam ser automatizados para serem inteligentes precisavam ser Sustentáveis, isso mesmo! Eles tinham que gerar economia de energia através de uma melhor eficiência energética e com isso diminuírem os impactos dessa construção no planeta. Por isso Sr. Futuro, escrevo esta carta agora porque atualmente vivemos isso de uma forma descomplicada e normal: vamos ao banco pelo celular, ou melhor a qualquer lugar do mundo fazemos compras pela internet não é mesmo? Fazemos cursos, controlamos nossas casas e escritórios à distância e podemos fazer milhares de coisas com apenas 1 toque ou comando de voz.

Se isso já era possível há 20 anos atrás imagina agora com toda evolução tecnológica pela qual passamos ao longo desse tempo e ainda continuaremos a passar ? Porque Sr Futuro, o Sr é alguém que sempre estará presente daqui para frente e por isso resolvi lhe dar as boas vindas, me desculpe o atraso de tantos anos, mas hoje consigo ver claramente que o Sr. sempre esteve ao meu lado e agora tenho a oportunidade de lhe apresentar a todos e dizer o quanto estou feliz com sua chegada. Entre e fique a vontade!
Com amor Adriana Pestana Greenhalgh



+ VISUALIZADAS