/* ]]> */
Adriana Pestana

Automação Residencial

Você se lembra do desenho animado “A casa dos Jetsons”? Se não, vou te relembrar um pouco: esse desenho animado é da década de 70 e 80, dos irmãos Hanna Barbera, e retratava uma família que vivia em uma casa futurista, tecnológica e inteligente com robôs como assistentes pessoais que faziam as tarefas domésticas ( automação residencial ou domótica) e carros que voavam.

Ok, carros voando ainda não daquela forma, mas chegamos em um ponto muito interessante e próximo daquela realidade que sempre me encantou pelas facilidades em resolver problemas operacionais de forma simplificada e ter mais tempo para outras coisas, dentre elas tempo para ser feliz.

Pois bem, a Automação Residencial também conhecida por Domótica, que naquela época era um recurso bem restrito a poucas pessoas, já é uma realidade bem acessivel e ela permite o controle e o agendamento de atividades domésticas cotidianas por meio de acionamento automático via smartphones, tablets e computadores, conforme a necessidade e preferência dos moradores.

Quer entender como tudo funciona?

Continue lendo e confira!

Basicamente, a tecnologia vem para facilitar e garantir conforto, segurança e economia em uma residência e seu funcionamento e baseado na Internet das Coisas, que permite a integração e conexão em rede entre os equipamentos eletônicos e seu gerenciamento em um unico dispositivo evitanto um monte de controles remotos.

Por exemplo, tarefas podem ser agendadasou iniciadas conforme o horário ou as condiçoes climáticas através de sensores ou temporizadores de acordo com as configurações definidas pelo morador, além disso, essa é um atecnologia de monitoramento de sistemas para assegurar a segurança de forma geral.

E como implantamos isso?

O ideal é que seja uma decisão desde o projeto mas se não for é possivel fazer a instalação dos módulos e cabeamentos por uma empresa especializada, em locais em funcionamento e o acionamento por um aplicativo instalado no seu dispositivo móvel.

Quais os benefícios em adotar a Automação Residencial?

Sem dúvida inúmeros que propoprcinarão maior conforto e qualidade de vida à sua família, vamos ver alguns:

CONFORTO

Imagine ligar e desligar tudo de onde quer que você esteja, controlar a intensidade da luz e o ar condicionado para que a casa esteja pronta para quando você chegar em um único aplicativo? Fantástico não é mesmo?Além disso você pode programar atividades para quando estiver viajando como a irrigação, do jardim, acionamento de luzes de simulação de presença e o acionamento de alarmes além de poder acionar e desacionar demandas de uma única vez: Imagine desligar TUDO com um único toque e não se atrasar para sair tendo que desligar cômodo por cômodo? Prático não é verdade?

SEGURANÇA

Esse é outro fator muito favorecido pela automação, já que remotamente você poderá controlar acessos, luzes de segurança e sistemas de alarmes além de monitorar câmeras. Também é possível ter os acessos por meio de senhas e ser notificado quando uma porta se abrir, tudo podendo ser pre-agendado para que funcionem diariamente nos horários determinados.

ECONOMIA

O acesso remoto não trás apenas comodidade e segurança, garante economia na conta de energia, e isso já comprovei no meu escritório, e ótimas práticas de sustentabilidade.

Ou seja, como os dispositivos só serão acionados quando houver necessidade, por exemplo o ar condicionado, as luzes externas e a irrigação o uso não apresentará disperdícios e portanto gerará muita economia sobretudo em períodos de viagens. Além disso o monitoramento detecta danos como vazamentos e curto -circuitos e alertas são enviados para que os reparos sejam feitos evitando danos maiores.

Portanto, já deu para perceber que a Automação Residencial algo extremamente benéfico para sua família não é mesmo? Tanto que os Jetsons já utilizavam há muitos anos atras e tinham uma vida incrível pois conseguiam tempo para serem felizes! Gostou do post? deixe seu comentário e siga a Pestana Arquitetura no FaceBook e Instagram para conhecer mais.

Tags relacionadas: automação, conforto, tecnologia, segurança, tecnologia, projetos inteligentes, tempo, qualidade de vida, inovação, domótica, gerenciamento, otimização.

+ VISUALIZADAS